quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Acupuntura


O que é

Existem, distribuídos no nosso corpo 12 ramificações (meridianos) principais de energia (Qi) que correspondem e são originados em determinados órgãos (rins, fígado, coração, etc). O tratamento consiste na inserção de finas agulhas em diversos pontos desses meridianos com o objetivo de reequilibrar as funções orgânicas através da harmonização, tonificação ou sedação da energia (Qi) que passa através deles.
Os desequilíbrios de energia dos meridianos são a causa (raiz) de diversos distúrbios, tanto físicos quanto psíquicos. Na acupuntura, tratamos a raiz do problema para que possamos eliminá-lo. Seja ele, uma enxaqueca, uma dor na coluna ou uma ansiedade. Ao vermos o ser humano como uma totalidade e unidade torna-se impossível tratar o corpo sem tratar a mente pois um não existe sem o outro e ambos influenciam-se em todos os momentos de nossas vidas.

Indicações
Rinites, asma, gripes, enxaqueca, dores de garganta, TPM, alergias, dores na coluna, ciática, torcicolo, dores articulares, reumatismos, bursites, tendinites, gastrites, ansiedades, depressão, insônia, menopausa, entre muitos outros.

Atendimento
No Brasil, a Acupuntura é fiscalizada e regulamentada por conselhos profissionais que reconhecem sua especialidade como o de fisioterapi e, medicina, entre outros. Certifique-se que o profissional que lhe atende é vinculado a uma entidade de classe que lhe tenha conferido o título de especialista.

Uma avaliação e diagnóstico preciso são os primeiros passos para um tratamento eficiente. Você não pode ser atendido com pressa e o ambiente deve ser tranqüilo e silencioso. Tanto a colocação quanto o manuseio e a retirada das agulhas devem ser efetuadas pelo mesmo profissional.

As agulhas devem ser abertas na sua presença e, após seu uso, descartadas no lixo. A reutilização das mesmas (mesmo que só por você) oferece risco ao tratamento e é contra indicada pelos seus fabricantes.

Frequência e duração
O tratamento dura, em média, uma hora e é realizado uma, duas ou três vezes na semana, dependendo do caso. Após alta, se houver necessidade, pode ser feito uma manutenção quinzenal ou mensal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário